quinta-feira, 16 de outubro de 2025

GELZA TAVARES CALDAS

 


GELZA TAVARES  CALDAS, natural de ASSÚ, na Mesorregião OESTE do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, nascida no dia 27 DE NOVENBRO DE 1926. Ela é a primeira motorista do Rio Grande do Norte. A habilitação  de número 31.983, datada de 03 DE DEZEMEBRO DE 1952, ainda é do tempo em que o departamento de trânsito do Estado potiguar denominava-se Inspetoria Estadual do Trânsito, atual DETRAN – Desparamento Estadual de Trânsito.  A carteira é datada de 3 de dezembro de 1952

FONTE – FERNANDO LINS  CALDAS

É DO ASSU A PRIMEIRA MULHER MOTORISTA DO RN

 


É DO ASSU A PRIMEIRA MULHER MOTORISTA DO RN  ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

HISTORIANDO - Antiga Carteira Nacional de Habilitação de GELZA TAVARES CALDAS. Ela é a primeira motorista do  Estado do Rio Grande do Norte. A habilitação ainda é do tempo em que o departamento de trânsito do Estado potiguar denominava-se Inspetoria Estadual do Trânsito. Em pesquisa no Detran (RN) e na internet não há, portanto, nenhum registro de outra pessoa. A carteira é datada de 3 de dezembro de 1952. Fora tirada na cidade de Assú-RN, naquele mesmo ano. O veículo com que ela habilitou-se era um Plymouth, da Khysler, indústria de automóveis norte-americana (Foto da carteira e do automóvel baixo). O veículo era do ano de fabricação 1951, que ela herdara de seus pais. GELZA TAVARES  CALDAS era casada com Edmilson Lins Caldas, meus pais.

(Peça para o futuro Museu Virtual do Assu).

FONTE – FERNANDO LINS  CALDAS

FERNANDO ANTÔNIO CALDAS

 


FERNANDO ANTÔNIO CALDAS , natural de ASSÚ-RN, nascido em  15 de março de 1955,  filho de EDMILSON LINS CALDAS e GELZA TAVARES CALDAS. Acadêmico da Cadeira Nº 06 da Academia Assuense de Letras, fundada em 23 de janeiro de 2015, que tem como patrono – JOÃO LINS CALDAS.

Ele faleceu no dia 26 de abril de 2018.